Yoga_Odivelas

PRAKrTI

Yoga_Odivelas

 
Início
O Centro do Yoga - Áshrama
Horários
Contactos
Actividades
Parcerias
O Yoga Sámkhya
Benefícios do Yoga para a Saúde
14 disciplinas técnicas
Yoga para crianças
Yoga para estudantes
Yoga para adultos
Yoga para seniores
Yoga para gestantes
Perguntas mais frequentes
Prakrti - Mãe Natureza
Alimentação
O Mestre
Confederação Portuguesa do Yoga
Dia Mundial do Yoga
Federação Lusa do Yoga
Associação Lusa do Yoga
facebook

O Magnífico Planeta onde habitamos tem peculiaridades e optimizações extraordinárias, um eixo judiciosamente inclinado a 23º e 27’, que proporciona as estações do ano, tão apropriadas para uma constante renovação (e também para as variegadas e inspiradoras belezas Naturais daí resultantes), e que disciplina a circulação das correntes marítimas e atmosféricas vitalizadoras quanto baste; uma proporção de 70% de água à sua superfície (à semelhança da constituição humana), uma rara e equilibrada atmosfera e revestimento arbóreo, um núcleo ferroso que nos faculta uma cintura magnética protectora das excessivas radiações cósmicas (e o elemento ferro necessário à fixação do oxigénio na hemoglobina humana); uma Lua com uma super proporção e situada a uma proximidade que estabiliza o eixo terrestre e impede oscilações nefastas para a vida à superfície (Lua 400 vezes menor que o Sol e distante dele 400 vezes o espaço entre ela e a Terra, permitindo-nos visões de magníficos eclipses totais), enfim, uma engenharia Planetária e de Sistema Solar incrivelmente apropriada!

     
Yoga_Odivelas

O Planeta Terra é incrível, aqui ficam algumas curiosidades:

• A Terra é um Planeta do Sistema Solar, sendo o terceiro em ordem de afastamento do Sol e o quinto em diâmetro. É o maior dos quatro planetas telúricos. Entre os Planetas do Sistema Solar, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água, tem placas tectónicas e um forte campo magnético. A atmosfera interage com os sistemas vivos.

• A área total da Terra é de aproximadamente 510 milhões de Km2, dos quais 149 milhões são de terras firmes e 361 milhões são de água.

• A Terra é o quinto maior planeta do Sistema Solar e o único a ter uma camada de gases na atmosfera que garantem as condições para a existência de vida;

• Cerca de 70% da superfície do planeta é coberta por água em estado líquido, elemento essencial para a existência de vida. A quantidade de água salgada é 30 vezes maior do que a água doce;

• Nosso planeta leva 365 dias e 6 horas para dar uma volta ao redor do Sol, período que corresponde a um ano do nosso calendário;

     
Yoga_Odivelas

• A Terra não é exactamente redonda. A rotação e a gravidade causaram um leve achatamento. Essa forma é chamada geóide;

• Na sua viagem ao redor do Sol, o Planeta Terra recebe grandes quantidades de lixo cósmico, desde pequenos asteróides até ao pó cósmico. Ao todo, a cada dia caem no nosso planeta entre 20 a 40 toneladas desse material;

• A Terra tem mais de 7 bilhões de habitantes;

• A montanha mais alta do Planeta Terra é o Monte Evereste, na Cordilheira dos Himalaias, com 8.850 metros;

• Os cientistas calculam que a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos;

• A temperatura média da Terra é de cerca de 15º C graças aos gases da atmosfera, que retêm parte do calor do Sol. Se não fossem esses gases, o nosso planeta seria um lugar gelado;

• O Planeta Terra tem 8,7 milhões de espécies diferentes.

     
Yoga_Odivelas

É urgente proteger, amar e cuidar a nossa única casa. Não esqueçamos, que visto do espaço não existem Fronteiras, apenas um só Planeta, uma só Raça - a Humana.

Existem sérias ameaças ao nosso meio ambiente e ao futuro da vida no planeta. Mas também existem soluções. Seja positivo e faça a diferença!

Todos podemos ajudar, o Planeta agradece!

Cuide da Terra – pense cuidadosamente sobre os produtos que usa e o lixo que produz. Antes de fazer uma escolha, pergunte-se: “Existem alternativas que não prejudicam o meio ambiente?” Esse é o primeiro passo para fazer a diferença.

Consuma energia de forma eficiente – cada escolha que você faz pode reduzir a quantidade de CO2 libertada na atmosfera e ajudar a interromper o aquecimento global. Escolha fontes de energia limpas e renováveis, como a solar e a eólica.

Economize água – conserte os vazamentos das torneiras ou canos da água. Lembre-se de que um pequeno vazamento pode causar um grande desperdício de água. Regue os jardins pela manhã ou pela tarde para reduzir a evaporação.

Conduza menos e use o transporte público – utiliza o transporte público, caminha ou anda de bicicleta? Estas são boas alternativas e podem fazer uma grande diferença na quantidade de emissão de gases que provocam o aquecimento global.

     
Yoga_Odivelas

Evite o uso de materiais tóxicos e agro-tóxicos – embora a indústria seja a principal fonte de poluição tóxica, todos nós contribuímos para a existência do problema. Leia os rótulos dos produtos antes de comprá-los e escolha os menos poluentes. Use produtos de limpeza como o vinagre, menos agressivo do que os produtos químicos, e sabão em pedra em vez de detergentes. Sempre que possível não utilize agro-tóxicos. Procure não usar aerossóis. Prefira tintas à base de água a tintas com solventes; nunca use tintas tóxicas. Evite armazenar alimentos em plásticos.

Quando você tiver de usar plástico, tenha certeza de que ele não contém PVC – todo o ciclo de vida de produtos à base de PVC (policloreto de vinilo) polui o meio ambiente e a sua casa.

Não deite o lixo doméstico perigoso no meio ambiente – tintas, toner, agro-tóxicos e fluidos para carros nunca devem ser deitados em latas de lixo ou no esgoto. Informe-se sobre a melhor maneira de os deitar fora. Preserve o Planeta.

Ensine os seus filhos a preservar o meio ambiente e apoie iniciativas de educação ambiental nas escolas e na sua comunidade – as gerações futuras terão de tratar de grandes questões ambientais, como o aquecimento global, perda da biodiversidade, disposição final do lixo (incluindo resíduos tóxicos e nucleares) e impactos potenciais dos organismos transgénicos. Assegure que elas estão prontas para entender e envolver-se com a protecção do meio ambiente, através de iniciativas e programas escolar.

 
Copyright © 2010. Áshrama Odivelas - Centro do Yoga