yoga odivelas

YOGA PARA CRIANÇAS

Yoga_Odivelas

A Importância do Yoga para Crianças

Desenvolvimento em Plena Harmonia.

Um Futuro Risonho e Feliz!


Na sociedade actual as crianças encontram-se sujeitas a uma estimulação excessiva própria da vida moderna, horários demasiado preenchidos, pressão e competição escolar, factores que contribuem para aumentar a ansiedade, dispersão, falta de atenção e concentração.

As crianças nascem com capacidades tanto psíquicas como corporais extraordinárias, têm uma enorme flexibilidade, apresentam um óptimo sentido auditivo e visual, uma energia considerável e o dom precioso da sua ilimitada imaginação. As possibilidades tornam-se infinitas mas podem constituir problemas quando a energia se dispersa, o que nos alerta para o facto de orientar as crianças não as deixando ao acaso.

O Yoga é uma prática Universal que também dá resposta a todas as dimensões da criança, permitindo uma transição para a vida adulta mais harmoniosa, mais agradável e em pleno exercício da Cidadania, onde a competição é substituída pela colaboração, o stress pelo humor e o amor ao poder pelo Poder do Amor.

As crianças nem sempre têm uma boa relação com o seu corpo, o qual está em permanente transformação. O Yoga ajuda-as a entender o corpo e a aceitar a sua mudança, o que é fundamental para a construção de uma imagem positiva de si, logo, uma boa autoestima. Ensina técnicas que permitem à criança estar sempre bem, haja o que houver no exterior. Se a criança estiver bem comporta-se bem e aprende facilmente.

O Yoga favorece o autocontrolo, a aprendizagem do uso criativo e positivo do pensamento, a fortalecer os laços com a natureza e educa para a saúde, ajudando a criança a caminhar com maior consciência e segurança, oferecendo-lhe a possibilidade de conviver com o melhor de si própria, ensinando-lhe a harmonizar as suas energias e a proporcionar-lhe um FUTURO RISONHO e FELIZ.

 
Início
O Centro do Yoga - Áshrama
Horários
Contactos
Actividades
Parcerias
O Yoga Sámkhya
Benefícios do Yoga para a Saúde
14 disciplinas técnicas
Yoga para crianças
Yoga para estudantes
Yoga para adultos
Yoga para seniores
Yoga para gestantes
Perguntas mais frequentes
Prakrti - Mãe Natureza
Alimentação
O Mestre
Confederação Portuguesa do Yoga
Dia Mundial do Yoga
Federação Lusa do Yoga
Associação Lusa do Yoga
facebook

Yoga_Odivelas
     

As Disciplinas técnicas do Yoga Sámkhya favorecem e potenciam o desenvolvimento da criança nos planos:

1. Fisiológico e energético: ao nível do bem-estar, domínio de tensões, transformação da qualidade de energia, conservação e leveza corporal.
2. Psicológico, emocional e artístico: no encontro consigo próprio, proporcionando autoconfiança, auto-estima positiva; no enfrentar de situações complicadas no stress, desenvolvimento da criatividade e da harmonia.
3. Relacional: aumento de competências relacionais, respeito por si próprio, pela natureza e pela envolvente cósmica.

Yoga_Odivelas
     

As Disciplinas Técnicas do Yoga-Sámkhya, (o poderoso e sapiente Yoga primordial, com mais de 6000 anos de existência, anterior à perda da potência que os sucessivos desmembramentos do Yoga causaram), respeitam princípios no que concerne à manutenção e formação deste ser tão especial em transformação e desenvolvimento que é a criança, tais como:

• Preservar e manter a flexibilidade, pureza, imaginação, criatividade e capacidade de aprendizagem.
• Aumentar a capacidade de concentração.
• Adoptar um correto posicionamento da coluna vertebral, pois verifica-se que existe uma correlação entre o bom funcionamento intelectual e a nossa verticalidade, assim como uma correlação entre a nossa verticalidade e a nossa saúde física e mental.
• Promover um crescimento saudável, respeitador e exponencial.
• Conferir uma forte base ética e moral, uma vez que o Yoga define-se a partir de princípios e a infância é plástica e permeável aos princípios e aos valores, que estarão assim subjacentes ao estado adulto (Yama e Niyama de Patañjali).
• Melhorar a auto-estima e a autoconfiança (Todos podem ter sucesso no Yoga e na Vida).

Yoga_Odivelas   Yoga_Odivelas
     

Alguns dos benefícios para as crianças que podemos destacar com a prática do Yoga:

• Potenciar o respeito por si, pelo próximo e pelo meio envolvente, Humano, Cósmico e Planetário.
• Aprender formas positivas de interacção social.
• Potenciar a capacidade de focalização para maior conforto em diversas actividades, incluindo o trabalho escolar.
• Aumentar a coordenação motora e o domínio do movimento e da harmonia.
• Aumentar a consciência corporal e aprendizagem de conceitos básicos de anatomia e saúde.
• Proporcionar equilíbrio emocional, ajudando a eliminar tensões e equilíbrio emocional ao ensinar técnicas que permitem lidar com a pressão escolar e com os problemas emocionais.
• Fortalecer o sistema nervoso central e o sistema imunológico.
• Preparar para o formidável choque hormonal da adolescência de forma criativa e não traumática.

As aulas do Yoga têm por base histórias tradicionais e ajudam a criança a manter o que lhes é nato com a flexibilidade, a verdade, entre outros e desenvolve nela o que mais lhe faz falta, a Concentração, melhorando a Capacidade de Aprendizagem, de Bom Comportamento e de Saúde de forma divertida.

Yoga_Odivelas
     

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS de uma aula de Yoga:

Proporcionar a esta criança / jovem adolescente todas as vantagens de uma prática de Yoga, adaptando todas as técnicas à especificidade deste ser em desenvolvimento, nomeadamente:

• Endurance e flexibilidade muscular e articular; controlo neurovegetativo e respiratório; reforço imunitário; descontração anti-stress; emocional positivo; concentração e controlo mental; alegria, equilíbrio e harmonia.

• Desenvolver boas relações de amizade, unidade, colaboração, diálogo, partilha, e tolerância.

• Incentivar a prática em grupo, como forma de estimular a autoconfiança, a autodisciplina e a vontade de superação dos limites pessoais.

• Proporcionar espaços de ação criativa e solidária, onde seja visível a comunicabilidade, alegria, confiança e colaboração mútuas.

• Fomentar o diálogo como ponte para a construção da Amizade e interiorizar valores essenciais às relações humanas.

Yoga_Odivelas   Yoga_Odivelas
     

ACTIVIDADES A DESENVOLVER:

Trabalhar as 11 técnicas do Yoga aplicáveis às crianças, das quais se destacam as seguintes:

• Ásana - posições Psicobiofisicas;

• Pránáyáma - exercícios respiratórios de influência energética e neurovegetativa;

• Yoganidrá - técnicas de relaxamento físico, emocional e mental;

• Kriyá - tonificação e limpeza orgânica;

• Mantra - domínio dos sons da vibração e da harmonia (Kírtana - sons extroversores e Jápa - sons introversores);

• Concentração / Dhyána - meditação pelo controlo da frequência das ondas mentais.

DESTINATÁRIOS:

• Crianças dos 3 aos 6 anos
• Crianças dos 6 aos 12 anos

DURAÇÃO DAS AULAS: Cerca de 50 minutos.

O sonho comanda a vida e a criança é sonhadora, vamos juntos ensiná-la a sonhar um mundo de Amor e Harmonia para que o seu futuro e o do nosso planeta sejam Belos.

Vídeo sobre Yoga para Crianças.

     

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A criança é um Ser em desenvolvimento e em transformação. É um ser único, com um ritmo próprio que necessita de acção para integrar o mundo. Necessita de pares para se socializar e de jogar para compreender melhor a realidade.

Esta criança vive todo este percurso num contexto, mas é no seu corpo que inscreve as suas experiências. E nem sempre tem boa relação com este corpo em permanente transformação.

O Yoga ajuda-a a entender, a relacionar-se e a aceitar o seu corpo em mudança e isto é fundamental para que a criança tenha uma imagem positiva de si, uma boa auto-estima e, consequentemente, condições para o bem-estar.

No fundo, ela é a base do adulto que pretendemos: saudável, equilibrado, sereno e em harmonia consigo mesmo, com os outros e com o Universo. (Dra Rosa Xufre, professora do Yoga para Crianças).

Yoga_Odivelas   Yoga_Odivelas
     

O Yoga é uma filosofia baseada numa prática de vida, cujas origens remontam ao Vale do Indo (hoje Paquistão), há mais de 6000 anos, em plena Civilização Drávida, uma sociedade matriarcal, naturalista e científica.

Este povo amava a Natureza, eram artistas, humoristas, filósofos. Desde os primórdios que o Yoga está intimamente ligado ao Sámkhya - Filosofia Cosmogénica e Antropogénica.

Visa o equilíbrio, a harmonia com o meio, interior e exterior, a felicidade. Ajuda-nos a equilibrarmo-nos entre:

• O MACROCOSMOS – O Universo – o infinitamente grande ( a formação do sistema solar, do planeta Terra – um planeta lindo – se fossemos mais responsáveis...)
• O MICROCOSMOS - o infinitamente pequeno - o corpo humano, um instrumento perfeito... se tivermos cuidado com ele. Os nossos órgãos e células... uma super holding que cuida de tudo para que tenhamos tempo para sonharmos, agirmos, evoluirmos.

O Yoga é reconhecido como uma prática ao alcance de todos, independentemente das idades.

Propõe-se desenvolver o Ser Humano de forma integral e harmoniosa e, com a sua Filosofia irmã, o Sámkhya, ensina o praticante a voltar-se para a envolvente planetária e Cósmica, a respeitá-la, a perceber que é seu fruto (bem como toda a humanidade), a compreender a grandeza e complexidade do meio, a investigá-lo e a engrandecer-se com o Todo.


Patañjali, o primeiro codificador do Yoga com a obra Yoga Sutra, ensina os Yama – regras sociais, e os Nyama – regras individuais, Base Ética do Yoga.

Yama e Nyama para Crianças:

YAMA - Regras Sociais

yoga odivelas   yoga odivelas
     
Yoga_Odivelas   Yoga_Odivelas
     
yoga odivelas
     
     

NYAMA - Regras Individuais

     
Yoga_Odivelas   Yoga_Odivelas
 
Yoga_Odivelas   Yoga_Odivelas
 
yoga odivelas
 

A Criança, o Sono e o Yoga

“A prática do Yoga através das suas Disciplinas Técnicas proporciona um maior bem-estar geral à criança, um melhor convívio consigo especialmente nos momentos de mudança, que são muitos na infância, quer a nível físico, quer a nível emocional e intelectual. Ao mesmo tempo que promove uma maior capacidade de atenção e de concentração, disponibiliza e abre o corpo ao descanso, através dos momentos de relaxamento e descontracção.
Cada um dos nossos movimentos é comandado por uma parte do cérebro correspondente, na disciplina técnica Yoganidrá a criança aprende descontrair cada segmento corporal de forma a proporcionar uma massagem a toda a zona cerebral correspondente. Uma tal rotação do pensamento no corpo da criança alarga os seus benefícios á sua vida corrente, controla o stress e induz a estados de bem-estar e tranquilidade.
A criança que pratica Yoga, aceita melhor o silêncio, o encontro com a noite e com o momento em que “deixa” o quotidiano familiar para entrar no mundo do sono e do sonho tão fundamentais a um crescimento pleno e saudável.”

Dr.ª Rosa Xufre – Directora do Departamento do Yoga para crianças, da Associação Lusa do Yoga

 
Copyright © 2010. Áshrama Odivelas - Centro do Yoga