Yoga_Odivelas

YOGA PARA GESTANTES

 
Início
O Centro do Yoga - Áshrama
Horários
Contactos
Actividades
Parcerias
O Yoga Sámkhya
Benefícios do Yoga para a Saúde
14 disciplinas técnicas
Yoga para crianças
Yoga para estudantes
Yoga para adultos
Yoga para seniores
Yoga para gestantes
Perguntas mais frequentes
Prakrti - Mãe Natureza
Alimentação
facebook

A Confederação Portuguesa do Yoga realizou o 1º Curso de Especialização de Professores do Yoga para Gestantes, uma formação complementar ao CESYO – Curso Especial Superior do Yoga com 6.500 horas de Formação em 6 anos, permitindo assim, a partir de 1 de Outubro de 2012, que todas as gestantes do país usufruam de aulas do Yoga Sámkhya específicas para a gravidez.

O Yoga Sámkhya promove o bem-estar da mamã e do bebé

O período de gestação é um processo saudável e natural e por isso deve ser vivido com serenidade. A futura mãe passa por alterações físicas, energéticas, químicas (hormonais) e emocionais, assemelhando-se à grande Mãe Natureza. Estas alterações produzem por vezes incómodos que podem acompanhar a gestante durante os nove meses de gestação, sem que se trate, na maioria dos casos, de verdadeiros problemas. O Yoga ajuda a evitar e controlar a maioria dos desconfortos típicos do período de gestação.

A Gestante

Na filosofia Sámkhya, a Energia Feminina é a Grande Matriz do Universo, de tudo o que nasce, de tudo o que é produzido. Ela é criadora e sustentadora da vida.
A Gestante, nesta altura especial de sua vida, assemelha-se à força criadora do Universo.
Ela descobre a sua forte ligação à Grande Mãe Natureza, aos seus ciclos, à sua Sabedoria.
Ela tem o privilégio de também poder dar a vida.
Ele vai poder sentir a mais alta vibração, a do Amor.

“Sem o Amor materno, não haverá sobrevivência da espécie”
Michel Odent, Obstetra

     

O Yoga para Gestantes tem por objectivo:

• Proporcionar à gestante uma gravidez saudável, sempre em boa forma física e emocional, que, naturalmente, se vai reflectir no desenvolvimento adequado e saudável do bebé, em todas as fases da gestação, no parto e no pós-parto;
• Preparar a gestante para um parto natural, rápido e não traumático, mas sim eficaz e feliz, para a mãe e para o bebé.

Aqui ficam alguns dos benefícios que o Yoga para gestantes proporciona:

Fortalecimento muscular, principalmente na zona lombar e dorsal devido ao aumento do peso nessa região, assim como a resistência muscular, ajudando-a a manter posições correctas mesmo com o aumento do peso;

Alongamento e elasticidade dos músculos e tendões, assim como a flexibilidade articular, com especial atenção à zona pélvica preparando a gestante para o parto;

Aumento da autoconfiança, tão importante na gestante que enfrente uma radical mudança física, hormonal e emocional.

• Ajuda a gestante a aumentar a sua capacidade de suportar situações difíceis de forma lúcida, rigorosa e sem stress;

     

Os benefícios da prática das disciplinas técnicas do Yoga Sámkhya para a gestante

Yoga_Odivelas

Revista OMYESS.

     

MÁNASIKA - Mentalização, Fortalecimento da Vontade e Projecção da Consciência;

• Ensina a gestante a não deixar o seu futuro ao acaso e a planear tudo com pormenor desde a concepção, passando pela gestação, pelo parto e até mesmo o pós parto. Potencia ainda a autoconfiança tão importante para a gestante.

KIRTANA / MANTRA - Domínio dos Sons Extroversores, da Vibração e da Harmonia;

• A gestante que vocaliza Kírtana – sons extroversores, que canta constantemente, está sempre alegre, estável, segura e transmite essa estabilidade, alegria e vibração e o gosto pela música e pelo que é belo ao seu bebé. Ao vocalizar vai provocar um estado de alegria, e de bem-estar, emitindo som e vibração que o bebé vai sentir e ouvir.

KRIYÁ - Tonificação e Limpeza Orgânica;

• Os Trátaka - Treinamento dos músculos da visão e limpeza do globo ocular - além de melhorarem a acuidade visual, relaxam o músculo cardíaco.

• Outro Kriyás - Limpeza e tonificação das vias respiratórias, capacitando a gestante para uma maior captação e fixação de oxigénio.

Yoga_Odivelas   Yoga_Odivelas

Inês Mendes – Aluna Às – Odivelas - Centro do Yoga Sámkhya.

     

PRÁNÁYÁMA - Exercícios Respiratórios de influência Energética e Neurovegetativa;

• Os exercícios respiratórios ensinam a gestante a captar a energia e a direccioná-la, diminuindo o seu cansaço, controlando os seus estados emocionais e mentais, e ainda a ensinam a energizar o seu bebé e a manter uma relação mais próxima com este. Estimula também na gestante a capacidade de suportar situações difíceis de forma lúcida, rigorosa e sem stress.

ÁSANA - Posições Psicobiofisicas;

• A gestante consegue um correto alinhamento da coluna vertebral e fortalecimento muscular e articular que a ajudam a manter posições corretas mesmo com o aumento do peso. O alongamento e elasticidade dos músculos e tendões, em especial da zona pélvica, mantêm a gestante saudável, preparando-a para o parto. O Ásana actua ainda na funcionalidade dos orgãos e estimulação do sistema circulatório, obtendo assim uma maior tonificação e diminuição de cãibras.

Yoga_Odivelas   Yoga_Odivelas

Inês Mendes – Aluna Às – Odivelas - Centro do Yoga Sámkhya.

     

YOGANIDRÁ - Técnicas de Relaxamento Físico, Emocional e Mental;

• Produz um relaxamento profundo, sendo um poderoso reparador físico emocional e mental que permite restabelecer o equilíbrio do todo o sistema imunitário aumentando a produção de anticorpos, combate fortemente o stress. Durante os relaxamentos é estimulada a ligação entre ambos: mama e bebé, reforçando os laços, já existentes, e preparando-os para os momentos futuros como o do nascimento. Acontece também a libertação de tensões físicas, emocionais, mentais bem como outras causadas pelos medos e preocupações.

JÁPA TALA - Sons Cadenciados Concentradores;

• Produz uma estimulação energética que, por exemplo, na altura do parto, reforça a ligação entre a mãe e o bebé.

JÁPA SHESHA – Sons contínuos elevadores;

• Extrai de nós o melhor contagiando todos à nossa volta. Ex: o som OM é o da Criação, tal como o processo que a gestante está a viver

DHYÁNA / SAMÁDHI – Meditação pelo Controlo da Frequência das Ondas Mentais;

• O treino da Atenção e da Concentração contínua por longos períodos de tempo é fundamental para que se concretize o que a gestante projecta para o parto e para o futuro do seu bebé o aumento da concentração e consequentemente do bem-estar e estabilidade emocional e mental vai ajudar a gestante a viver plenamente este momento especial de forma harmoniosa e feliz.

YANTRA - Símbolos Concentradores de efeito Psicossomático;

• Ajuda a focar a mente de forma constante, melhorando o bem estar e estabilidade emocional e mental facilitando, ao longo da gravidez, e especialmente no momento do parto, a ligação com o bebé.

O bebé também vai usufruir de todos estes benefícios que a prática do Yoga traz à futura mãe!

Yoga_Odivelas

Recomendações gerais para o ingresso nas Aulas do Yoga Sámkhya para Gestantes:

Regra geral:

A Gestante só poderá praticar Yoga com autorização escrita, da sua Médica pessoal (Obstetra); essa autorização deve ser exibida no seu Centro de Yoga.
Em caso de sim da Médica da Gestante, estaremos perante 2 situações:
a) Se a Gestante já é praticante, a Médica dirá: pode continuar a praticar Yoga;
b) Se a Gestante nunca praticou Yoga, a Médica dirá: pode começar a praticar Yoga.

Recomendações à professora do Yoga com a Especialidade do Yoga para Gestantes:

1. Se a Gestante já pratica Yoga:

a) Se a Gestante já pratica Yoga, e não é o 1º filho, e com o(s) filho(s) anterior(es) tudo correu bem, esta é a situação mais favorável, mas atenção aos primeiros 3 meses da gestação.
b) Se a Gestante já pratica Yoga, e se é o 1º filho, muita atenção aos primeiros 3 meses de gestação (se achar necessário deve ouvir a opinião do Departamento Médico da Confederação Portuguesa do Yoga).
c) Se a Gestante já pratica Yoga, e se não é o 1º filho, mas a(s) anterior(es) gestação(ões) não correu(ram) bem, muita atenção aos primeiros 3 meses; devendo ouvir a opinião do Departamento Médico da Confederação Portuguesa do Yoga.

2. Se a Gestante nunca praticou Yoga:

a) Se a Gestante nunca praticou Yoga, e não é o 1º filho, e com o(s) filho(s) anterior(es) tudo correu bem, esta é a situação mais favorável, mas atenção aos primeiros 3 meses da gestação. O Professor deve pedir a opinião do Departamento Médico da Confederação Portuguesa do Yoga.
b) Se a Gestante nunca praticou Yoga, e se é o 1º filho, o Professor tem pedir a opinião prévia ao Departamento Médico da Confederação Portuguesa do Yoga, que poderá interditar (ou não) a prática durante os 3 primeiros meses de gestação; e em caso de autorização à Gestante para praticar Yoga, deve ter-se muita atenção a essa fase.
c) Se a Gestante nunca praticou Yoga, e se não é o 1º filho, mas a(s) anterior(es) gestação(ões) não correu(ram) bem, a candidata a praticante do Yoga, antes da primeira aula, deve previamente frequentar uma consulta com o Departamento Médico da Confederação Portuguesa do Yoga, que autorizará (concordando então com a autorização que já traz, por escrito, da sua Médica pessoal), ou não, a praticar Yoga. Em quaisquer circunstâncias muita atenção aos 3 primeiros meses de gestação.

3. Se a Gestante já praticou Yoga, mas há muito tempo, e esteve sujeita a uma longa pausa.
Neste caso a Gestante deverá ser avaliada pela sua futura Professora do Yoga e pelo Departamento Médico, para ver se se enquadra, ou na situação do parágrafo 1, ou na situação do parágrafo 2, ou numa situação intermédia.

4. Atenção a problemas graves de saúde, onde a candidata só poderá praticar Yoga mediante avaliação prévia do Departamento Médico, e autorização explícita, pós essa avaliação.
No caso de ser autorizada a praticar, o Departamento Médico deverá orientar e supervisionar a Professora do Yoga para Gestantes com quem essa praticante irá ter aulas.

5. Aos últimos 3 meses de gestação deve igualmente dedicar-se muita atenção, de acordo com a situação da Gestante, tendo particular cuidado com o último mês da gestação, devendo avaliar-se se a Gestante deverá praticar (sempre muito suavemente), ou não, durante esse delicado período.

Em todas as circunstâncias as práticas durante o período da gravidez deverão ser todas leves não provocando nenhum stress na Gestante, muito menos no bebé.

6. Após o Parto:

Quando pode a Gestante retomar as aulas do Yoga
O Yoga ajuda a recuperar a auto-estima, para que o equilíbrio hormonal, tão importante nesta fase, seja optimizado, combatendo assim o síndrome de depressão pós-parto. Ajuda também a reencontrar a boa forma física anterior a gestação para que a mulher, agora mãe, se sinta saudável e com energia para cuidado do seu bebé, para se adaptar a esta nova fase da sua vida, pois é preciso que a Sabedoria do Yoga Sámkhya seja visível por fora e dentro.

A mãe só deve recomeçar a praticar Yoga com autorização da sua médica obstetra/médica assistente.

  Yoga_Odivelas

De uma forma geral, no caso de parto natural (sem que tenha sido necessário qualquer sutura), poderá iniciar a sua prática do Yoga otimamente 6 a 8 semanas após o parto, após terminar a libertação dos lóquios (expulsão vaginal de fluidos e tecidos restantes da gravidez e parto) e após consulta médica de revisão do parto (40 dias após o nascimento do bebé), e se a sua médica obstetra recomendar, e no máximo até 3 semana depois do parto.

Quando foram efectuados pontos, por ter havido episiotomia (corte perineal), ou por laceração traumática dos tecidos do períneo durante o parto vaginal, a mulher só deve retomar a prática do Yoga pelo menos 3 meses após o parto – sem esquecer a obrigatória autorização médica, até um máximo de 6 meses após o parto.

Em caso de cesariana, por se tratar de uma cirurgia abdominal, a mãe não poderá retomar a prática do Yoga, antes passados pelo menos 6 meses da sua operação.

Enquanto os tecidos não regressam à sua forma normal, a mãe deve praticar Yoga com todo o cuidado, de forma muito consciente, atenta a todos os sinais do seu corpo, como aliás é a grande recomendação durante todo este mágico período.

Recomendamos que visite o site:
www.partonatural.com.pt

 
Copyright © 2010. Áshrama Odivelas - Centro do Yoga