yoga odivelas

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 
Início
O Centro do Yoga - Áshrama
Horários
Contactos
Actividades
Parcerias
O Yoga Sámkhya
Benefícios do Yoga para a Saúde
14 disciplinas técnicas
Yoga para crianças
Yoga para estudantes
Yoga para adultos
Yoga para seniores
Yoga para gestantes
Perguntas mais frequentes
Prakrti - Mãe Natureza
Alimentação
O Mestre
Confederação Portuguesa do Yoga
Dia Mundial do Yoga
Federação Lusa do Yoga
Associação Lusa do Yoga
facebook

FAQ

. Que tipo de Yoga praticam aqui no Centro?
O Yoga ministrado no Centro do Yoga de Odivelas, é o Yoga Sámkhya, o Yoga Tradicional, com mais de 6000 anos, de origem Drávida (civilização que habitou o vale do rio indo, no actual Paquistão e que já praticava Yoga de acordo com os vestígios arqueológicos), com as 14 disciplinas técnicas do Yoga. É um método de desenvolvimento do Ser Humano, o mais completo e antigo da Humanidade.

. Nunca pratiquei Yoga, o que fazemos numa aula do Yoga?
Existem diversos tipos de Sadhaná ( caminho ou Senda Real) que são ministradas de acordo com o grau de adiantamento dos praticantes e da época do ano ( o tipo de práticas variam ao longo do ano, seguindo a Natureza) e estão integrados no plano anual elaborado pelo professor/a. Nestas práticas podemos ministrar todas as 14 disciplinas técnicas ou omitir algumas, porém, Ásana, Pránáyáma, Mànasika e Dhyána estão sempre presentes.

. Posso experimentar antes de me inscrever?
O Centro do Yoga de Odivelas, não tem essa opção. Em apenas uma prática o futuro aluno não vai ter noção do que é o Yoga ou qual é a linhagem e principalmente não vai vivenciar o Yoga, pois vai estar ocupado a seguir os passos iniciais que o professor lhe vai transmitindo. Recomendamos praticar pelo menos um mês para sentir os primeiros efeitos da prática do Yoga.

. Qual é a vossa linhagem?
A nossa linhagem é Bhakti-Shakti, Shakta, cultiva os valores Matriarcais, é Não Repressora, Naturalista e Técnica.

. Qual é a duração das vossas práticas?
A duração da maior parte das aulas do horário em vigor é de 50 minutos.

. O que preciso de fazer para me inscrever?
É muito simples. Efectua o pagamento de uma jóia de inscrição e de um valor mensal que corresponda ao número de vezes por semana que pretende praticar. Tem também a opção de efectuar um pagamento trimestral com desconto. Preenche uma ficha de inscrição e já está!

. Com que frequência devo praticar?
O Yoga deve ser praticado diariamente, mas para principiantes e alunos médios, 2h por semana são uma boa base para começar. É o aluno que decide quantas vezes por semana deve praticar, podendo no entanto pedir aconselhamento ao professor. Nos casos em que tenha pouco tempo, mais vale praticar uma vez por semana que nenhuma. O importante é criar um ritmo (tal como o modelo Natural que seguimos). Organize o seu dia-a-dia de forma a não faltar.

. O que devo trazer vestido?
Uma roupa confortável que não seja muito apertada e não lhe prenda os movimentos. Na nossa Escola damos importância ao efeito das cores na nossa mente, pelo que o equipamento das senhoras é cor de Rosa e dos senhores azul turquesa, as professoras vestem violeta e os professores azul marinho, o Mestre assim como os directores de centro, no seu centro usam branco. As crianças do sexo feminino usam laranja e do sexo masculino, verde.
No início não é obrigatório usar o equipamento da Escola.
Praticamos descalços com meias ou sem meias. Não precisa de trazer toalhas ou tapetes de prática pois o chão da sala de pratica está completamente revestido com Tatami, um material sintético esponjoso.

. Têm aulas para principiantes?
Não existem aulas específicas para principiantes. O aluno que está a começar é integrado nas turmas existentes, sendo ministradas, em simultâneo, as disciplinas técnicas com grau de adiantamento ou dificuldade diferentes das que são dadas aos alunos mais adiantados.

. Posso compensar quando não posso vir?
Sim, desde que mantenha o seu professor e dentro do horário do mesmo pode compensar quando quiser.

. Gostava de praticar Meditação, têm essa modalidade?
A Meditação (Dhyána) é uma das 13 disciplinas técnicas do Yoga e é sempre ministrada durante a prática.

. O Yoga é uma Religião?
Não. O Yoga é um método de desenvolvimento do Ser Humano, uma Filosofia Prática de Vida, não existindo Dogmas.

. Qual o horário que devo escolher?
Pode praticar em qualquer dos horários assinalados. Na mesma aula o professor ministra diferentes níveis para a mesma técnica. Deve escolher o horário que seja mais agradável para si.

. Que tipo de colchonete devo levar para a aula?
Não é necessário trazer colchonete porque o chão já está confortavelmente preparado para a prática do Yoga.

. Há limite de idade para praticar yoga?
Acreditamos que o yoga é para todas as idades desde a barriga da mamã até à 4ª idade.

. Há alguma altura do ano para começar?
Pode-se começar a praticar yoga em qualquer altura, as inscrições fazem-se durante todo o ano.

. Não tenho flexibilidade isso é um problema?
O Yoga melhora a flexibilidade, a postura e a mobilidade – Ao contrário da crença popular a maioria dos praticantes de Yoga não nasceram com super flexibilidade, todos nós fomos melhorando gradualmente mediante a nossa prática regular.

. Não sou vegetariano(a) posso praticar Yoga?
O Yoga que ministramos é não repressor por isso claro que pode.

. E fumar?
Com o tempo a prática do Yoga vai limpando os pulmões e facilmente deixará algo tão nocivo para a sua saúde, mas a opção de fumar ou não é sua.

. É possível experimentar uma aula para ver se gosto?
Sim pode vir fazer uma aula experimental de 1h, para tal contate-nos pelo 913 261 262 para confirmar a aula a que pode vir.

. Vi os horários que apresentam, o horário que o aluno deve frequentar tem que ser sempre o mesmo ou pode variar? eu por exemplo trabalho por horários rotativos, e seria difícil frequentar sempre as aulas com o mesmo horário.
Sim, temos alunos com a mesma condição pelas mais diversas razões e por isso podem frequentar os horários conforme vos for mais favorável. Nesta solução agradecemos que avisem o professor no final de cada aula sobre qual a próxima que pretendem frequentar.

Qual é o preço da mensalidade e o preço da inscrição?
A informação sobre os valores dos donativos é ministrada exclusivamente no nosso espaço. Temos condições especiais para quem inicia o Yoga no nosso espaço. Assim durante o seu período inicial pode experimentar à vontade, descobrir e vivenciar o Yoga e depois tomar a decisão que lhe for mais agradável para continuar a praticar. Se trouxer um amigo(a) ou familiar será ainda mais vantajoso.



ALGUNS CONSELHOS PARA A PRÁTICA DO YOGA no nosso ÀSHRAMA:

- Evite comer 1 ou 2 horas antes da aula, ou se tiver mesmo de se alimentar em cima da hora coma algo mesmo muito leve.

- Use roupa confortável que lhe permita movimentar-se livremente – t-shirt e calções e uns chinelos para andar no nosso espaço (fora da sala de prática) As aulas são realizadas descalços ou com meias consoante a preferência do aluno.
As cores da nossa escola são o azul-turquesa para os homens e rosa para as senhoras mas se não tiver estas cores venha com o que tiver em casa e com tempo adquira o equipamento adequado. Evite usar as cores dos professores – Branco, lilás e azul anil.

- Caso chegue atrasado à aula toque à campainha e aguarde até o professor poder vir abri-la de novo. Pode ter de aguardar 5 ou 10 min. consoante a técnica que o professor estiver a ministrar.

- Deixe o telemóvel desligado e acessórios pessoais nos vestiários.

- Cultive a amizade e a tolerância entre os colegas de prática “ EXIGINDO de SI e NÃO dos OUTROS”

- Informe o professor se tem alguma lesão ou condição de saúde especial como por exemplo fazer análises, hipertensão, período menstrual…

- Tome banho apenas 45min depois da aula. Evite o banho imediato.



CONTACTOS

Áshrama de Odivelas - Centro do Yoga
Directora - Dr.ª Maria João Correia
Av. Prof. Dr. Augusto Abreu Lopes, Nº6 r/c Esq.
2675-299-Odivelas
Tlm.: (+351) 913 261 262

email: Yogaodivelas@gmail.com

 
Copyright © 2010. Áshrama Odivelas - Centro do Yoga