A prática do Yoga na adolescência e Juventude permite dar a conhecer os benefícios desta prática e implementá-la no seu dia-a-dia de modo natural
Nos jovens o Yoga potencia a sua capacidade física, a saúde e o desenvolvimento saudável e sustentável.
O Yoga, como sistema filosófico, permite, combater de forma eficaz o Stress através dos exercícios respiratórios (Pránáyáma), e dos exercícios de relaxamento (Yoganidrá), permitindo recuperações físicas que equivalem a algumas horas de sono biológico profundo o que promove a resiliência.
A prática continuada do Yoga melhora lucidez e aumenta a energia disponível, pelo forte incremento da irrigação cerebral, elevando a autoconfiança, proporcionando mais concentração, foco e bem-estar geral.
O que conduz ao domínio do Corpo, das emoções, da gestão da energia e da mente potenciando o autoconhecimento.
Através do Yoga cada jovem aprende:
• A redirecionar os pensamentos e a acalmar o sistema nervoso, aumentando assim a capacidade de concentração e o rendimento nas aulas, reduzindo a tensão dos testes e exames.
• A combater a tendência para a dispersão, para as mudanças de humor aumentando a atenção e concentração que lhe permitirão encarar as situações novas, desta fase da vida, de forma positiva contribuindo para que as suas escolhas sejam mais conscientes.
• A conhecer as suas capacidades e limites e a adquirir disciplina e persistência para lutar pelos seus objectivos.
• Descobre que a mente não está confinada à caixa craniana, e que se encontra em cada célula do seu corpo existindo uma bidireccionalidade entre o corpo (físico, emocional energético) e a mente, adquirindo simultaneamente a consciência de que actuando sobre o corpo melhora o seu Bem-estar.
Ao nível físico, as posições do Yoga (Ásana) permitem uma maior flexibilidade da coluna vertebral, o que ajuda igualmente a corrigir posturas e a fortalecer os músculos de um corpo em crescimento.
O Yoga pode ser muito útil no alívio da tensão dos músculos, tendões, ligamentos e também ajuda a fortalecer os ossos, pelo que ainda pode coexistir com a prática de outros desportos e evitar as lesões.
Porque traz uma maior tonificação muscular, proporciona a manutenção de uma imagem física mais saudável, ajudando à manutenção da autoestima e do amor-próprio.
Os Ásana - Posições Psicobiofisicas, adequados e conjugados com as restantes Técnicas do Yoga previnem e atenuam algumas das alterações biológicas resultantes da puberdade como é o caso da acne.
Ao nível fisiológico, uma vez que atua diretamente nas glândulas endócrinas, o Yoga também ajuda a equilibrar as mudanças de humor e as dores de crescimento, que resultam, muito frequentemente, de desequilíbrios hormonais.
Algumas posições podem trazer o alívio das dores menstruais, outras, ainda, aliviam a irritabilidade ou problemas digestivos, entre outros.
O desenvolvimento da capacidade de relaxamento, e a respiração consciente (através das técnicas de Pránáyáma), o aumento da concentração, a estabilidade e o balanço físico e psicológico temperam ainda a hiperatividade ou a falta de energia e permitem uma melhoria dos níveis de stresse sofridos pelos adolescentes.
Finalmente, a prática regular do Yoga pode, despertar a energia interior e potenciar a introspeção e o autoconhecimento, fomentando o fortalecimento do carácter.
Comments