“Sem o Amor materno, não haverá sobrevivência da espécie”
Michel Odent, Obstetra
Na filosofia Sámkhya, a Energia Feminina é a Grande Matriz do Universo, de tudo o que nasce, de tudo o que é produzido.
Ela é criadora e sustentadora da vida.
A Gestante, nesta altura especial de sua vida, assemelha-se à força criadora do Universo.
Ela descobre a sua forte ligação à Grande Mãe Natureza, aos seus ciclos, à sua Sabedoria.
Ela tem o privilégio de também poder dar a vida.
Ele vai poder sentir a mais alta vibração, a do Amor.
Yoga para gestantes: é possível praticar durante a gestação?
A gravidez é um momento único para a vida das mulheres. Mas também é um período de diversas dúvidas, principalmente relacionadas à prática de atividades físicas. Afinal, é possível praticar algum tipo de atividade no período de gestação? O yoga pode ser uma dessas atividades? Existe yoga para grávidas?
A resposta é bastante animadora para quem quer inserir a prática no dia a dia, ou continuar a praticar yoga durante a gestação;
O YOGA PROMOVE O BEM ESTAR DA MAMÃ E DO BEBÉ
O período de gestação é um processo saudável e natural e por isso deve ser vivido com serenidade. A futura mãe passa por alterações físicas, energéticas, químicas (hormonais) e emocionais, assemelhando-se à grande Mãe Natureza. Estas alterações produzem por vezes incómodos que podem acompanhar a gestante durante os nove meses de gestação, sem que se trate, na maioria dos casos, de verdadeiros problemas.
Benefícios do Yoga para gestantes:
•Fortalecimento muscular, principalmente na zona lombar e dorsal devido ao aumento do peso nessa região, assim como a resistência muscular.
• Alongamento e elasticidade dos músculos e tendões, assim como a flexibilidade articular, em especial atenção à zona pélvica preparando a gestante para o parto.
• Aumento da autoconfiança, tão importante na gestante que enfrente uma radical mudança física, hormonal e emocional.
• Os Pránáyáma - Exercícios respiratórios - a gestante aprende a captar a energia e a direccioná-la, diminuindo o seu cansaço, controlando os seus estados emocionais e mentais, energizando o seu bebé e em simultâneo é um veículo de conexão com o teu bebé
• O Kírtana – sons extroversores, e o MANTRA – o poder da vibração, a Gestante ao vocalizar promove um estado de alegria, e de bem-estar, emitindo som e vibração que o bebé vai sentir e ouvir.
• O Yoganidrá – relaxamento consciente e profundo - é um poderoso reparador que permite restabelecer o equilíbrio do todo o sistema imunitário que vai aumentar a produção de anticorpos, combate fortemente o stress.
Durante o relaxamento é estimulado a ligação entre a mãe e bebé, reforçando os laços já existentes.
• TÉCNICAS DE MENTALIZAÇÃO, Bhávana / Sankalpa: co-criação positiva através do
pensamento. - , ensina a gestante a não deixar o seu futuro ao acaso, e a planear tudo com pormenor desde o momento inicial da concepção, passando pela gestação, pelo parto e até mesmo o pós Parto.
• SAMYAMA: DHÁRANÁ – DHYÁNA - Meditação - o aumento da concentração contínua e consequentemente do bem-estar e estabilidade emocional e mental vai ajudar a gestante a viver plenamente este momento especial de forma harmoniosa e feliz.
O Bebé também vai usufruir de todos estes benefícios
que a prática do Yoga traz à futura mãe!
Praticar yoga durante a gravidez permite entender as mudanças do seu corpo, e promove a conecção entre a Mamã e o seu bebé, mesmo antes de ele nascer!
A beleza da mulher grávida praticando yoga é única, desde a alegria pelos benefícios físicos que a prática proporciona, até os benefícios mentais, que vão dar mais segurança à futura Mamã e uma maior conecção com a sua própria essência.
A quem se destina:
1 – Se já é praticante do Yoga com regularidade, a gestante poderá continuar a praticar, devendo estar sempre atenta principalmente durante o primeiro trimestre.
2 – Se nunca praticou a gestante poderá iniciar a sua prática após o 1º trimestre de gestação.
RESPONSABILIDADE
Mas dois pontos devem ser levados em consideração:
Consulte o médico ou médica obstetra que está a acompanhar todo o seu processo de gestação. Este é um período único para cada mulher, por isso, a opinião de um profissional deverá prevalecer. Ou seja, pergunte ao seu obstetra se pode praticar yoga.
Pratique yoga com um profissional qualificado e que respeite as suas limitações.
Esses dois cuidados básicos são fundamentais para garantir que a sua prática de yoga seja realizada de forma segura!
Apesar de possuir autorização médica para praticar Yoga, a gestante, como é o dever geral de todos os praticantes do Yoga, deve estar sempre atenta, tomando consciência de todos os sinais do seu corpo, de alarme, ou de bem-estar, durante (e após) as aulas do Yoga.
A Gestante deve constantemente usar de bom senso, prudência e humildade nas suas práticas, que deverão estar sempre ao serviço do Bebé.
O Professor orienta a aluna gestante, mas esta é que recebe diretamente toda a informação do seu corpo, da sua energia, das suas emoções, e da sua mente, é a principal responsável por si e pelo seu Bebé, e por isso a sua atenção e responsabilidade, durante as aulas, devem redobrar neste período tão especial e único da sua vida.
Pós Parto:
A mãe deve recomeçar a praticar Yoga logo que o seu médico autorize para que seja acelerada a recuperação da sua boa forma física, emocional e mental, tornando-a mais forte e resistente à mudança de vida que agora começa!
Nota: As aulas são ministradas por professores do Yoga experientes que completaram o Curso de Especialização do Yoga para Gestantes.
Comments