yoga odivelas

YOGA PARA ESTUDANTES

Yoga_Odivelas

O Departamento Jovem da ALYO, interessado na formação dos futuros dirigentes e como complemento dessa formação do ponto de vista do pleno uso das potencialidades humanas, tem como missão levar o Yoga Sámkhya junto dos Jovens, procurando dar a conhecer os extraordinários benefícios desta prática saudável e implementa-la no seu modo de vida. Promovemos assim o contacto dos Jovens com o Yoga possibilitando-lhes a capacidade de potenciar a sua capacidade, promover a saúde e o desenvolvimento pessoal, através de iniciativas gratuitas e da Fraternidade, cativando cada vez mais Jovens e incentivando-os para a prática do Yoga.

Benefícios da prática do Yoga Sámkhya nos estudantes:

O Yoga Sámkhya, que utiliza todas as 14 Disciplinas Técnicas do Yoga em cada Aula, combate eficazmente o stress através de exercícios respiratórios adequados (Pránáyáma) e de exercícios de relaxamento (Yoganidrá) possibilitando recuperações físicas completas em algumas dezenas de minutos, equivalentes a algumas horas de sono profundo, proporcionando a máxima qualidade de um correcto sono biológico nocturno;

Permite enfrentar situações de grande tensão de modo natural através do Ásana - posições Psicobiofisicas.

O Yoga Sámkhya ensina a exponenciar a atenção e a melhorar a concentração, possibilitando tomadas de decisão, velozes e inspiradas e globalmente favorece extraordinariamente o desempenho, não só ensinando a combater e a ultrapassar todos os factores circunstanciais de tensão que dificultam o rendimento, mas também aumentando e exacerbando as capacidades latentes no praticante em todos os planos, tornando possível ao jovem estudante e universitário atingir as altas prestações que os exigentes níveis que as matérias de estudo requerem.

O Yoga Sámkhya melhora a lucidez e aumenta a energia disponível, pelo forte incremento de irrigação cerebral, e eleva a autoconfiança através de um adequado trabalho emocional sempre positivo, endocrinológico / hormonal e neurovegetativo.

Uma aula do Yoga repõe o praticante no seu estado natural, como o experimentado pós férias – retemperado, lúcido e vigoroso.

 
Início
O Centro do Yoga - Áshrama
Horários
Contactos
Actividades
Parcerias
O Yoga Sámkhya
Benefícios do Yoga para a Saúde
14 disciplinas técnicas
Yoga para crianças
Yoga para estudantes
Yoga para adultos
Yoga para seniores
Yoga para gestantes
Perguntas mais frequentes
Prakrti - Mãe Natureza
Alimentação
O Mestre
Confederação Portuguesa do Yoga
Dia Mundial do Yoga
Federação Lusa do Yoga
Associação Lusa do Yoga
facebook

     

YOGA PARA ADOLESCENTES

Yoga_Odivelas
     

A Adolescência e a prática do Yoga

Quantas não são as expectativas e insegurança que cria nos próprios jovens adolescentes?

Quantos não são os medos que essa simples palavra provoca nos pais?

Durante a puberdade e a adolescência o nosso corpo sofre as mais diversas alterações hormonais, físicas e psicológicas, o que acarreta com elas uma miríade de sintomas desagradáveis: alteração de humor, descontentamento, falta de autoestima, acessos de raiva inexplicáveis, e que são por vezes determinantes para a formação da personalidade e do carácter do jovem na idade adulta.

Para agravar esta situação surgem ainda a tensão diária das aulas e dos testes, a pressão da sociedade que dita os ideais de beleza e de conduta pessoal e ainda o julgamento (tantas vezes cruel) dos colegas da mesma idade.

O adolescente tem que conviver com as suas velozes transformações internas, cognitivas e glandulares, e, por outro lado, debater-se com uma série de regras externas que estão em permanente mudança. Sendo a adolescência uma fase de impaciência, na qual, a necessidade de autocontrolo e de conhecimento do corpo são fundamentais, para que seja vivenciada de forma harmoniosa. Assim, precisam de actividades que não estimulem a já de si elevada produção de hormonas que incrementam o nível de actividade do organismo (sexuais e associadas às reacções ao stress como é o caso da adrenalina). Estes factores criam situações de stresse e crise pessoal nem sempre fáceis de ultrapassar.

A prática regular de Yoga é ideal para esta fase da adolescência, graças aos seus efeitos benéficos e fortíssimos no sistema nervoso, sanguíneo, endócrino e respiratório. O Yoga Sámkhya trabalha o corpo, a energia, as emoções e a mente ajudando a prevenir as alterações próprias da adolescência e ensinando o jovem a dominar o seu corpo, a relativizar as suas emoções, a aproveitar a energia disponível e a lidar com as suas diferentes sensações.
O reequilíbrio obtido com a prática das 14 disciplinas técnicas do Yoga Sámkhya revela-se, assim, fundamental para os jovens na adolescência.

Yoga_Odivelas
     

Através do Yoga Sámkhya cada jovem aprende:

• A redirecionar os pensamentos e a acalmar o sistema nervoso, aumentando assim a capacidade de concentração e o rendimento das aulas, reduzindo a tensão dos testes e exames.
• A combater a tendência para a dispersão, para as mudanças de humor e vai ganhando maior atenção e concentração que lhe permitirão encarar as situações novas, desta fase da vida, de forma positiva contribuindo para que as suas escolhas sejam mais conscientes.
• A conhecer as suas capacidades e limites e a adquirir disciplina e persistência para lutar pelos seus objectivos.
• Descobre que a mente não está confinada à caixa craniana, e que se encontra em cada célula do seu corpo existindo uma bidireccionalidade entre o corpo (físico, emocional e mental) e a mente, adquirindo simultaneamente a consciência de que actuando sobre o corpo melhora o seu Bem-estar.

A prática regular do Yoga Sámkhya melhora o físico, a aparência, o domínio das emoções, a confiança e a concentração de forma positiva.

Ao nível físico, as posições do Yoga (Ásana) permitem uma maior flexibilidade da coluna vertebral, o que ajuda igualmente a corrigir posturas e a fortalecer os músculos de um corpo em crescimento. O Yoga pode ser muito útil no alívio da tensão dos músculos, tendões, ligamentos e também ajuda a fortalecer os ossos, pelo que ainda pode coexistir com a prática de outros desportos e evitar as lesões. Porque traz uma maior tonificação muscular, proporciona a manutenção de uma imagem física mais saudável, ajudando à manutenção da autoestima e do amor-próprio. Os Ásana - Posições Psicobiofisicas, adequados e conjugados com as restantes disciplinas técnicas do Yoga Sámkhya previnem e atenuam algumas das alterações biológicas resultantes da puberdade como é o caso da acne.

Ao nível fisiológico, uma vez que atua diretamente nas glândulas endócrinas, Yoga também ajuda a equilibrar as mudanças de humor e as dores do crescimento, que resultam muito frequentemente de desequilíbrios hormonais. Algumas posições podem trazer o alívio das dores menstruais, outras, ainda, aliviam a irritabilidade ou problemas digestivos, entre outros. O desenvolvimento da capacidade de relaxamento, da consciencialização da respiração (através das técnicas de Pránáyáma), o aumento da concentração, a estabilidade e o balanço físico e psicológico temperam ainda a hiperatividade ou a falta de energia e permitem uma manutenção dos níveis de stresse sofridos pelos adolescentes.

Finalmente, a prática regular do Yoga pode, despertar a energia interior e potenciar a introspeção e o autoconhecimento, fomentando o fortalecimento do carácter.



Yoga e Exames sem Stress

O Yoga vai chegar a todos os Universitários durante os meses de Maio e Junho, apresentando-se como a solução para o Stress dos Exames.
A Associação Lusa do Yoga - ALYO e o seu Departamento Jovem vão promover, inserido nas suas actividades gratuitas e da Fraternidade, a iniciativa “YOGA E EXAMES SEM STRESS” ministrando aulas do Yoga gratuitas junto às principais Universidades.
Esta iniciativa é movida pelo interesse pela formação dos futuros dirigentes do nosso País, como um complemento dessa formação, do ponto de vista do pleno uso das potencialidades humanas, e visa ensinar os estudantes Universitários (e do Secundário) a ultrapassar com tranquilidade a difícil época dos exames, usufruindo de todas as multifacetadas vantagens que a prática do Yoga Sámkhya proporciona, optimizando exponencialmente a CONCENTRAÇÃO e o RENDIMENTO.

Yoga e Exames sem Stress - Uma iniciativa Nacional que visa ensinar a:

• Ajudar a concentrar-te para estudares e "dilatar o tempo";
• Aumentar a autoconfiança, nada de desespero;
• Manter-te mais tempo a estudar quando já estás cansado;
• Controlar o stress no momento do teste evitando bloqueios;
• Dormires correctamente repondo as forças;

Esta iniciativa consiste em aulas gratuitas todos os fins-de-semana de Maio.

Destinatários:
Alunos e professores do ensino secundário e Universitário.

     
Copyright © 2010. Áshrama Odivelas - Centro do Yoga